quinta-feira, 23 de abril de 2020

A importância da catarse - por Osho

Antes do texto em si, quero acrescentar que há muitos tipos de técnicas para promover a catarse e expurgar os excessos emocionais que limitam o caminho do Self. Entretanto, sempre dou e darei ênfase às técnicas de Osho, pois foi através delas que realizei muitas transformações em mim mesma. Então falo  por experiência própria e não uma mera cópia da vivência de outrem.
Este texto foi retirado do grupo Osho - Papo reto, no Facebook. E expressa, resumidamente, tudo o que a catarse representa.

Abaixo um texto explicativo de como praticar a meditação ativa. E o link grátis, com as músicas que utilizam no Osho Institute. Aproveite!
Shanti Om! 
_____________________





OSHO - Papo reto
Osho fala sobre a importância da catarse
Durante sessenta minutos por dia, simplesmente se esqueça do mundo. Deixe que o mundo desapareça de você e que você desapareça do mundo. Dê meia volta, um giro de 180 graus, e olhe para dentro de si. No começo você perceberá apenas nuvens. Não se preocupe com elas; essas nuvens são criadas por suas repressões. Você poderá se deparar com a raiva, com o ódio, com a ganância e com todos os tipos de buracos obscuros. Você os reprimiu e por isso eles estão aí. E suas pretensas religiões ensinaram você a reprimi-los. Por isso eles estão ali como feridas. Você os tem ocultado.
É por esse motivo que minha ênfase na catarse vem primeiro. A menos que você passe por uma grande catarse, terá que atravessar muitas nuvens. Isso será cansativo, e você poderá ficar tão impaciente que poderá abandonar tudo. Você dirá: não há nada aí, nenhum lótus e nenhuma fragrância, mas apenas mau cheiro e lixo.
Você sabe disso. Quando fecha os olhos e começa a se voltar para dentro de si, o que você encontra? Você não encontra aquelas belas paragens de que os budas falam, mas infernos e agonias reprimidos ali, esperando por você. Raiva e mágoa acumulada de muito tempo. Tudo lá é uma bagunça; então a pessoa prefere ficar do lado de fora: ir ao cinema, ao clube, encontrar pessoas e fofocar; quer ficar ocupada até se cansar e cair no sono.
Assim, quando você começa a olhar para dentro de si, naturalmente fica muito confuso. Os budas dizem que existe grande bênção, deliciosa fragrância, que você encontra flores de lótus desabrochando_com uma fragrância eterna. E as cores das flores permanecem as mesmas; esse não é um fenômeno impermanente.
Você não vê as paragens de buda, mas os campos de concentração de Adolf Hitler. Naturalmente você começa a achar que tudo isso é tolice e que é melhor ficar do lado de fora. E por que mexer com suas feridas? Isso machuca, pus começa a verter delas e isso incomoda.
A catarse ajuda. Se você fizer uma catarse, se passar pelas meditações caóticas, jogará fora todas essas nuvens, todas essas sombras. Então o estado de atenção plena ficará mais fácil.
Essa é a razão de eu enfatizar primeiro as meditações catárticas e depois as silenciosas, primeiro as ativas e depois as passivas. Você só pode entrar na passividade quando tudo o que estiver dentro de você como lixo for jogado fora. Raiva jogada fora, camada sobre camada, essas coisas estão dentro de você. Mas, depois de jogar tudo fora, você consegue deslizar facilmente para dentro, pois não haverá nada que o impeça.
Osho
Meditação dinâmica de Osho:
http://www.youtube.com/watch…

_____________________________________

Meditação Dinâmica de Osho 

meditação dinâmica dura uma hora em cinco estágios. Pode ser feita sozinho mas, será mais eficaz se feita em grupo. É uma experiência individual portanto você deve permanecer desligado dos outros ao seu redor e manter seus olhos fechados, melhor usar uma venda nos olhos. Venha com o estômago vazio e use roupas folgadas, confortáveis.

Esta é uma meditação na qual você tem que estar continuamente alerta, cônscio, atento, a tudo que você fizer. Permaneça uma testemunha. Não se perca. Enquanto você está respirando você pode esquecer. Você pode se tornar um com a respiração de tal maneira que você se esquece da testemunha. Então você perde o ponto.

Respire tão rápido quanto possível, tão profundo quanto possível, ponha toda sua energia nisso mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você fosse apenas um espectador, como se a coisa toda estivesse ocorrendo com outra pessoa, como se a coisa toda estivesse acontecendo no corpo e a consciência está apenas centrada e observando.
Esse testemunhar tem que acompanhar todos os três estágios. E quando tudo pára, no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então essa atenção chegará ao seu pico.

Primeiro Estágio: 10 minutos

Respire rapidamente pelo nariz, concentrando-se na exalação. O corpo cuidará da inalação. Faça isso tão rápido e tão firmemente quanto possível; continue até que você literalmente se torne a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para lhe ajudar a estruturar sua energia. Sinta sua energia se firmando, mas não amoleça durante esse primeiro estágio

Segundo Estágio: 10 minutos

Expluda! Expresse tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco. Grite, berre, chore, salte, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se para os lados. Não segure nada, mantenha todo seu corpo em movimento. Representar um pouco no princípio ajuda. Não permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Seja total, de todo coração.

Terceiro Estágio: 10 minutos

Com os braços erguidos, salte seguidamente gritando o mantra , HUU, HUU, HUU, tão forte e profundamente quanto possível. Cada vez que seus pés tocarem o chão, deixe o som do mantra martelar forte no seu centro sexual. Dê tudo que puder, não segure nada.

Quarto Estágio: 15 minutos

Pare! Congele onde quer que você esteja, na posição que você estiver. Não ajeite seu corpo de maneira nenhuma. Uma tossida, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha a tudo que aconteça com você.

Quinto Estágio: 15 minutos

Celebre através da dança, expressando sua gratidão para com o todo. Carregue sua felicidade com você pelo resto do dia.

Se você não pode fazer barulho onde você está meditando, há uma maneira alternativa: Ao invés de lançar os sons para fora, deixe que a catarse do segundo estágio aconteça inteiramente através dos movimentos do corpo. No terceiro estágio, o som UUU, pode ser martelado silenciosamente por dentro.

Nenhum comentário: